
Cuidado: obra no período de chuvas
Com o fim do verão, os meses passam a ter mais incidências de chuvas fortes e quem está realizando precisa estar preparado para prevenir (ou enfrentar) os problemas que podem aparecer durante a reforma. Seguem alguns cuidados que precisam ser tomados durante o período chuvoso:
Fazer um bom planejamento
É fundamental planejar a obra de acordo com as condições climáticas, isso serve tanto para dias ensolarados ou chuvosos.
Em tempos chuvosos, o ideal é que a fase de fundação seja concluída o mais rápido possível e com todo o cuidado. Isso porque a segurança dos trabalhadores pode ser colocada em risco, além da possibilidade de danificar equipamentos importantes, caso estejam sendo utilizados. Para ajudar nessa etapa, pode-se usar uma cobertura plástica sobre a área de escavação das fundações.
Se possível, também é interessante acelerar o processo de estrutura da construção, incluindo o telhado definitivo; esse cuidado vai permitir que os trabalhos seguintes sejam feitos em local seco.
Armazenamento dos materiais
É primordial que todos os materiais e equipamentos estejam armazenados de maneira adequada e em local seguro para evitar perdas e gastos extras.
Por isso, escolha um local seguro e seco para estocar tijolos, cimentos, areias, britas, ferramentas elétricas e demais insumos.
Segurança
Com as chuvas, a visibilidade no canteiro de obras fica consideravelmente comprometida, além do risco de formar poças e deixar as superfícies escorregadias para o trabalho. Dessa forma, é fundamental reforçar a sinalização nos pontos de risco, principalmente em áreas de escavação e dos abrigos de geradores de energia.
Também é importante garantir que todos estejam usando equipamentos de proteção individual durante todos os momentos.
Todos esses cuidados devem reduzir significativamente as chances de um colaborador sofrer com eventuais quedas, bem como ser vítima de descargas elétricas.
Atenção a logística
Mesmo tomando todos os cuidados, algumas vezes as chuvas fortes podem exigir que o serviço seja completamente paralisado. E com a obra parada, a demanda de suprimentos e a logística geral são diretamente afetadas. Ou seja, é preciso ter contato principalmente com os fornecedores, já que não faz sentido entregar o material se ele não será utilizado no momento.
Com essas dicas é possível como conciliar sua obra com o período chuvoso sem dores de cabeça, visite o nosso site ou uma de nossas lojas e garanta todos os materiais que você precisa!
Responses