
Manutenção preventiva: o que é, qual a importância e como fazer
É comum que com o passar do tempo as instalações elétricas se desgastem. Por isso, é importante fazer inspeção e tomar alguns cuidados que podem impedir defeitos nos sistemas. O trabalho da manutenção preventiva é justamente identificar falhas na rede elétrica antes que elas se tornem problemas. Essa manutenção é importante em residências, mas é ainda mais necessária em empresas e condomínios, onde há grande circulação de pessoas.
Diferente da manutenção corretiva, quando já existe o defeito, a manutenção preventiva busca se adiantar: observar potenciais defeitos, substituir equipamentos antes que quebrem, fazer uma boa limpeza e reaperto de conexões. É preciso dizer que não só as instalações e fiações antigas podem colocar moradores em perigo, mas também as novas. Cada estabelecimento vai determinar a frequência em que será feita a visita técnica, de acordo com o tamanho do prédio, mas a boa notícia para os profissionais eletricistas é que geralmente este é um dos serviços mais procurados no ramo.
A prevenção bem feita reduz custos para os proprietários; minimiza chances de perda de equipamentos e aparelhos; economiza energia – uma vez que os equipamentos funcionando de forma correta não há sobrecargas; e, principalmente, garante mais segurança e conforto para moradores e funcionários.
Obrigado pela a orientacao
Estamos felizes pelo seu feedback sobre nosso blog.
è de muita importancia um proficional sempre conversar sobre a manutençao da rede eletrica, para nao deixa para fazer uma manutençao quando estragar a rede tanto pela segurança dele como do profissional