
Escolha bem os fios e cabos para o sistema elétrico e não tenha dor de cabeça
Você sabe quais os tipos de fios e cabos que são fundamentais para um sistema elétrico? Durante uma obra, o técnico eletricista é o profissional mais indicado para lidar com essa área, mas nem sempre ele é o responsável pela compra dos produtos. Por isso, faz-se necessário entender quais são os tipos de fios e cabos existentes para cada ambiente.
Os tipos de fios e cabos são diferenciados pela resistência à corrente elétrica, milimetragem e cor. A escolha desses produtos depende da necessidade do projeto. Escolher bem impede que tenha problemas como curtos-circuitos, quedas de energia ou eventuais incêndios.
– Cabo flexível e cabo rígido
Ambos são feitos de fios de cobre e isolados em PVC. Eles são usados em várias instalações elétricas (como casas, indústrias, estabelecimentos comerciais, entre outras). Os mais comuns são os que têm a espessura de até 750V e até 1000V. Lembrando que quanto maior a espessura do PVC, maior a capacidade que ele tem para isolar a tensão elétrica.
Já os cabos flexíveis são mais simples de manuseio, considerando que eles deslizam nos eletrodutos, facilitando a instalação. São feitos com fios mais finos que os rígidos e podem ser até dobrados. Possuem tamanhos de bitola que variam de 1 mm² a 25 mm², podendo chegar a 300 mm². Os rígidos, por sua vez, são construídos a partir da união de fios de cobre que são torcidos e possuem uma seção nominal de até 35 mm².
– Fio sólido
Feito de cobre e PVC 750V. Mais utilizado em quadros elétricos, tomadas, chuveiros e em instalações industriais consideradas mais simples. A diferença que possui para o cabo flexível e cabo rígido é a respeito da sua flexibilidade.
Como o nome sugere, não deve ser dobrado. Se o fio se romper, a corrente elétrica é paralisada. Por isso também que os fios sólidos não são tão queridos entre os clientes. Geralmente são solicitados pelos profissionais que queiram utilizar este tipo.
A bitola (ou seja, a espessura do fio) deles varia de 1,5 mm² até 10 mm². Quanto maior a bitola, maior a corrente elétrica que o fio suporta.
– Cabos PP
Muito utilizado para ligações feitas em eletrodomésticos, como aspiradores de pó, e outros aparelhos, como furadeiras. Formados por condutores de fios de cobre, os cabos PP possuem esse nome por possuírem duas capas de PVC, uma envolta na outra, tornando-as, assim, resistentes.
Eles também fazem parte da decoração através de luminárias que ficam pendentes. As medidas da bitola podem variar de 1 mm² a 10 mm².
– Paralelos
Os cabos paralelos são recomendados para aparelhos pequenos e portáteis, como abajures. Eles são considerados flexíveis e sua espessura pode variar entre 2×0,5 mm² a 2×4 mm².
Tenha muito cuidado na hora de escolher os fios e cabos elétricos para cada instalação. Evite dor de cabeça e peça sempre a ajuda de um profissional na hora da instalação.
Ótima iniciativa parabéns!
Elétrica
vai ter mais cursos sobre parte eletrica
Valeu a dica