
Entenda por que existe tinta para área interna e externa
Na hora de pintar uma casa, optar por produtos apropriados para cada ambiente garante um resultado mais duradouro e satisfatório para o proprietário. É aí que entra a importância do conhecimento dos pintores profissionais acerca de tintas para a área interna e externa da casa. Afinal, a parte de fora do imóvel está mais exposta a mudanças de clima, sujeira e efeitos do tempo, portanto, é comum que essas paredes desbotem mais rapidamente. Com os produtos corretos, sua pintura contará com a proteção necessária para durar mais tempo e não perder a cor.
Preparação – Antes de comentarmos sobre os tipos de tinta adequado para cada ambiente, um breve reforço que deve ser levado em consideração para qualquer área. Não pule o primeiro passo, a preparação antes da aplicação da tinta é o que vai garantir um bom acabamento. Limpe, lixe imperfeições e retire a pintura antiga. Se necessário, aplique um primer. Podemos criar um post futuramente com dicas mais específicas de como preparar uma parede. Comente aqui embaixo se você deseja saber mais 😉
Aplicação – A aplicação da tinta em área interna e externa são muito parecidas e não deve ser motivo de preocupação.
Tudo certo? Vamos às tintas!
PAREDES INTERNAS
Tintas látex ou PVA: Este tipo de tinta serve exclusivamente para uso interno. Trata-se de uma tinta à base de água, mais econômica, mas cuja qualidade atende perfeitamente locais protegidos de chuva e sol. A tinta látex tem um bom rendimento, o que torna o seu valor atrativo, e também é mais prática de limpar se houver respingo, já que sua base é aquosa e mais fácil de ser removida. É recomendada para aplicação em superfície de alvenaria à base de cimento, concreto e gesso, e sua diluição deve ser feita em 50% de água. Ela geralmente apresenta acabamento fosco.
PAREDES EXTERNAS
Tinta emborrachada: Como vimos, a pintura externa merece um cuidado especial. A tinta do tipo emborrachado é altamente indicada para esses casos. Ela possui uma película em sua composição que acompanha a dilatação da argamassa quando há mudanças climáticas, portanto, pode ser usada até mesmo em locais com muita incidência de sol ou chuva. Claro, a depender da marca, pode ser melhor ou pior. Mas, no geral, é muito resistente e também previne mofo.
Tinta cal: Há ainda uma opção mais acessível que também pode atender moderadamente paredes externas. A tinta cal consegue disfarçar bem as imperfeições, no entanto, sua durabilidade é questionável.
E a tinta acrílica?
A tinta acrílica tem características que permite o uso interno ou externo. Por ter um odor suave e rápida secagem, é possível utilizar dentro de casa. Mas seu alto grau de pigmentação, boa resistência à luz, e o fato de ser impermeável, faz com que seja uma ótima opção para área externa.
Muito bom.
Obrigada por participar do nosso Clube Online
Ficamos felizes com o seu feedback sobre o Clube Online e cursos
Muito satisfatório
Eu Trabalho de pedreiro e gostaria de ter maes informações sobre acertamento de pisos OK
Muito bom