
Aterramento para aumentar a vida útil de equipamentos eletroeletrônicos
No trabalho de instalação elétrica, o aterramento é um dos principais assuntos. Ele atua na prevenção de choques elétricos, aumenta a vida útil de equipamentos eletroeletrônicos e melhora o funcionamento de computadores. Também é este item que garante que o profissional da área elétrica não receba descarga dos equipamentos quando estiver manuseando, seja por corrente de falta (fuga para massa) ou por descarga eletrostática. Vamos entender mais sobre ele?
De acordo com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), aterrar significa colocar instalações e equipamentos no mesmo potencial de modo que a diferença de potencial entre a terra e o equipamento seja zero. Dito isso, podemos afirmar que o aterramento é uma forma de interferir na eletricidade para deixar os equipamentos mais seguros e durarem mais tempo. Isso é necessário porque variações de tensão elétrica podem comprometer o funcionamento dos equipamentos ao passar do tempo, e isso é previsto na rede elétrica.
O sistema de aterramento consiste em uma viga cravada na terra que é conectada a um fio, geralmente de cor verde e amarela, que percorre toda a casa. Além de necessário, esse sistema de proteção também é obrigatório.
Este post não tem como objetivo trazer ensinamentos técnicos, mas sim abrir sua mente para a importância deste tópico. Para garantir longa durabilidade nas suas instalações e a satisfação do cliente, domine bem o sistema de aterramento. Qualificação profissional, cursos e conversas com profissionais experientes sobre quais os melhores tipos de aterramento para residências, por exemplo, são muito importantes para entender e aplicar essa técnica, que irá fazer toda diferença no seu trabalho!
Muito bom e útil para a populacao
Obrigada pelo feedback.
*
Muito bom
muito bom este conteudo sobre o aterramento
a manutençao preventiva è muito importante para a nossa segurança e a do moradores