Saiba como evitar desperdícios no canteiro de obras

Em uma reforma ou construção, são muitos os fatores que podem gerar perdas. Estas, por sua vez, trazem prejuízos e podem até comprometer o resultado. Previna-se contra o desperdício na obra com planejamento adequado.

Alguns cuidados podem ser adotados na obra para evitar que isso ocorra, mas para ter resultado é preciso que todos os envolvidos no processo estejam conscientizados da importância de não desperdiçar produtos.

·         Planejamento detalhado

É recomendável fazer um planejamento antes de se iniciar o trabalho, não importa o tamanho da obra. É a melhor forma de quantificar o que vai ser utilizado de materiais, a mão de obra que será preciso contratar e em quanto tempo será possível concluir a reforma ou construção.

·         Apenas o necessário

Com o planejamento em mãos você vai saber exatamente a quantidade de material que precisará para concluir o trabalho. Mas não precisa comprar tudo de uma vez. Lembre-se que imprevistos podem modificar os rumos do trabalho e alterar a previsão inicial. Uma boa prática é adquirir os materiais a cada semana.

·         Armazenamento adequado

Em uma obra, boa parte das perdas de materiais ocorre por problemas de armazenamento ou pelo transporte inadequado. Mal acondicionadas, as telhas se quebram e o cimento se danifica com a umidade. Estes são apenas alguns exemplos de perdas.

Antes de iniciar a obra prepare o local para guardar os materiais e evite trocá-los de lugar a toda hora. Isso é um prato cheio para o desperdício.

·         Conscientize sua equipe

O fator humano também pesa para o desperdício na obra. A maioria das vezes por simples desconhecimento por parte dos trabalhadores quanto às melhores práticas para evitá-lo. Explicar o que pode ser feito para evitar as perdas é outra medida indispensável.

Treinar os profissionais para que sejam mais responsáveis e conscientes ajuda a aproveitar melhor o material da obra.

·         Reciclagem

Em uma obra, vários materiais excedentes, como plásticos, madeiras e até o cimento podem ser reaproveitados. Mas para isso é preciso montar uma estrutura básica para separá-los e armazená-los.

Caçambas exclusivas para separar este tipo de material ajuda a organizá-los. Assim, além de diminuir as perdas, sua obra fica ambientalmente mais sustentável.

O custo de materiais desperdiçados nas obras afeta tanto o bolso do cliente como a experiência dele com o serviço oferecido pelos profissionais e são muitos os fatores que podem gerar perdas. Sem os devidos cuidados, sua construção ou reforma pode pesar em seu bolso além do necessário.

Agora que você já sabe tudo que precisa para iniciar sua obra, aproveite para acessar o site da Ferreira Costa ou ir em uma de nossas lojas e garanta todos os materiais que você precisa!

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem trabalha com reforma ou construção civil está sempre atento às mudanças de mercado. Por isso, desde 2005, a Ferreira Costa criou o clube do profissional, para capacitar os profissionais sobre as atividades tendências através de cursos e oficinas gratuitos.

Copyright © 1884-2020  ·  Ferreira Costa LTDA CNPJ n.º 10.230.480/0019-60  ·  Av. Mal. Mascarenhas De Morais, nº 2629/2967  ·  Imbiribeira, Recife, PE, CEP 51150-090