Tudo que você precisa saber para escolher o porcelanato ideal

Com ótima durabilidade, fácil manutenção e versatilidade, o porcelanato cada vez mais ganha espaço entre os consumidores. O material com excelente custo-benefício se destaca nos ambientes de qualquer casa, apartamento ou imóvel comercial.

O Porcelanato é um tipo de revestimento cerâmico feito por massa de argila, areia e alguns aditivos que são prensados e levados ao forno a uma temperatura de 1200°C. Todo esse processo dá a ele uma altíssima resistência e baixa absorção de água.

No mercado existem dois tipos:

  • Técnico: Este porcelanato não recebe nenhum tipo de esmalte no seu acabamento; a sua superfície é a própria massa do produto.
  • Esmaltado: Esse tipo é mais difundido no mercado. O produto recebe um esmalte sobre a massa, dando uma estética diferenciada, reproduzindo a superfície de pedras, madeira, cimento etc.

No entanto, além dos tipos de porcelanato, existem as classificações de superfícies, essas são as principais:

  • Natural: Ele não passa por nenhum polimento e pode ser utilizado em áreas molhadas e externas cobertas, a depender do coeficiente de atrito.

  • Polido: esse possui acabamento de alto brilho, não recomendado para áreas mais úmidas e molhadas.

  • Externo: produto indicado para áreas externas por serem resistentes ao escorregamento e possuírem textura mais rústica, áspera e de fácil manutenção.

  • Brilhante: O brilho não é obtido pelo processo de polimento, mas pelo processo de uma esmaltação especial dando um brilho extra à superfície.

  • Acetinado: Tem acabamento com brilho leve e discreto, pode ser aplicado em áreas de maior tráfego, sendo um dos mais procurados.

Mais duas características do porcelanato se referem às bordas do piso. Elas podem ser Bold ou Retificada:

  • Bold: produtos bold têm uma borda arredondada e geralmente eles têm um valor mais acessível e necessitam de um espaçamento maior entre as peças, sendo necessário assim um pouco mais de rejunte na hora do assentamento.

  • Retificada: este produto tem a borda reta. Ao serem fabricados eles recebem um corte feito por máquina ficando com as bordas em um ângulo de 90°. Geralmente esse porcelanato tem um valor um pouco maior do que o Bold. Mas são muito procurados devido à elegância e sofisticação que dão aos ambientes. Quando assentados, o espaçamento entre as peças é menor, dando a sensação de maior amplitude aos ambientes.

Dicas

  1. A informação sobre a área de uso é muito importante para você escolher o produto correto para cada ambiente. Sempre pensando na durabilidade, conforto, beleza, se é antiderrapante e se o local é de tráfego intenso de pessoas.

Exemplo: se é colocado um piso muito claro e polido para uma área externa, como na beira de uma piscina, ele, devido à forte claridade, irá refletir da luz do sol e pelo piso ser liso para esse local, onde sempre haverá água e umidade, poderá causar acidente grave.

  1. As principais diferenças dos porcelanatos quanto aos ambientes que você deve se atentar na hora de escolher são:
  • Se o revestimento é para uso interno, externo, para piso ou paredes.
  • Paredes externas e fachadas.
  • Ambientes residenciais, sem acesso à rua com baixo tráfego de pessoas (banheiro, sala, cozinhas, varanda).
  • Ambientes comerciais com baixo tráfego (áreas comuns de condomínio, corredores de hotéis).

Ambientes comerciais com alto tráfego (hall de hotéis, escolas, hospitais).

  • Ambientes industriais e comerciais (calçadas, shoppings, supermercados).
  1. Verificar a qualidade do produto e se ele é certificado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica (Anfacer). Este selo garante que o produto atende às normas e requisitos de qualidade.

Variações Visuais

Com a tecnologia, esses produtos ganharam muito mais variações em suas impressões, imitando pedras, madeiras e texturas. Por essa característica nas superfícies alguns porcelanatos possuem graus diferentes de variação visual.

Essas variações se dão da seguinte forma:

  • V1 – variação uniforme, quase não há diferença entre as peças.
  • V2 – variação leve, diferenças na textura, mas com cores similares.
  • V3 – variação moderada, as cores em uma peça são semelhantes nas outras, mas as variações entre elas são grandes.
  • V4 – variação aleatória, muita diferença de cores de peça para peça, sendo que cada uma pode ter cores totalmente diferentes das outras.

 

Ferreira Costa, o lugar certo para comprar Porcelanato

Agora que você já sabe as principais diferenças entre os tipos e características dos porcelanatos e qual a maneira correta de utilizá-los, é hora de escolher o melhor produto para sua obra e na Ferreira Costa você garante as melhores ofertas e produtos, além de condições especiais de pagamento. Visite o nosso site ou uma de nossas lojas

 

 

 

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem trabalha com reforma ou construção civil está sempre atento às mudanças de mercado. Por isso, desde 2005, a Ferreira Costa criou o clube do profissional, para capacitar os profissionais sobre as atividades tendências através de cursos e oficinas gratuitos.

Copyright © 1884-2020  ·  Ferreira Costa LTDA CNPJ n.º 10.230.480/0019-60  ·  Av. Mal. Mascarenhas De Morais, nº 2629/2967  ·  Imbiribeira, Recife, PE, CEP 51150-090