Combine cores no ambiente usando o círculo cromático

Na hora de realizar serviços de pintura nos imóveis, já pensou na importância de combinar as cores corretas para que elas ornem com o ambiente? Por isso, nessas horas, a importância de o profissional ter o círculo cromático (também conhecido como roda de cores) junto a ele é uma ajuda e tanto para que seja possível descobrir a paleta de cores ideal para o lugar – não apenas as tintas, mas os móveis e objetos também fazem parte do processo.

O uso de um círculo cromático se torna tão importante que uma escolha ruim de cores por parte do profissional pode deixar o lugar menos aconchegante e causar até problemas de saúde, como mal-estar.

Antes de mais nada, é importante entender que existem vários tipos de círculo cromático. O mais utilizado pelos profissionais contém 12 matizes puros. Os primários nesses círculos incluem as cores magenta, ciano e amarelo (é muito comum vermos em tintas de impressoras, por exemplo). Mesmo assim, a combinação de cores depende mais do senso crítico do especialista que das tintas em si.

Para usar as cores certas na hora da pintura, é necessário que o profissional tenha entendimento das regras de harmonização. As chamadas “leis de harmonização” podem ser divididas em complementaridade, análogas, decompostas, triádicas, entre várias outras.

No entanto, vamos destacar três coordenações de cores consideradas fundamentais dessas leis. São elas:

Cores complementares: são cores que possuem maior contraste entre si e estão sempre em posições opostas no círculo cromático. O profissional que utilizar deste tipo precisa ter a noção de que o ideal é que tenha uma cor para dominar o ambiente e detalhes complementares (como o nome sugere) na cor oposta.

Cores complementares decompostas: segue a mesma linha da primeira, mas com um detalhe que faz toda a diferença. Esse tipo usa combinações de três cores que estão distantes entre si, formando um triângulo. A ideia é que se use uma cor dominante e duas cores opostas complementares.

Cores análogas: são as cores que estão lado a lado no círculo cromático. O profissional pode usar tonalidades parecidas para criar uma unidade ou até mesmo fazer uma intercalação com cores neutras, como branco, bege ou preto.

Por isso, a campanha Pinte o 7, da Ferreira Costa, possui as melhores opções para quem pensa em utilizar o círculo cromático. Por exemplo, é possível usar as tintas acrílica Fosco Econômica Cromo Suave e Concreto, da Suvinil, como coordenação de cores análogas. Tudo isso cria um leque de opções na hora do cliente escolher as melhores cores para o imóvel.

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem trabalha com reforma ou construção civil está sempre atento às mudanças de mercado. Por isso, desde 2005, a Ferreira Costa criou o clube do profissional, para capacitar os profissionais sobre as atividades tendências através de cursos e oficinas gratuitos.

Copyright © 1884-2020  ·  Ferreira Costa LTDA CNPJ n.º 10.230.480/0019-60  ·  Av. Mal. Mascarenhas De Morais, nº 2629/2967  ·  Imbiribeira, Recife, PE, CEP 51150-090