Obra Sustentável: como a pintura pode influenciar na conta de energia?

Com a crise causada pela falta d’água que assola o País, as contas de luz de todos os brasileiros estão mais salgadas que de costume por causa do uso das termelétricas. Com todos precisando economizar com energia elétrica, o profissional que está sempre atualizado sobre o tema e que saiba dar dicas de sustentabilidade acaba se tornando um diferencial na hora de contratar determinados serviços. Sabia que é possível economizar apenas com a escolha certa das cores que são usadas nas paredes dos imóveis?

Seja através de lâmpadas ou ar-condicionado (que acaba se tornando o grande vilão no consumo nas residências), o fato é que os tons das tintas selecionados acabam influenciando na absorção do calor que é realizada pelas paredes. O profissional precisa saber que as cores claras são capazes de refletir mais a luz e, com isso, não segura o calor. Com o imóvel menos quente, o uso do ar-condicionado torna-se, muitas vezes, dispensável, e é possível economizar na iluminação elétrica.

Uma tese de doutorado realizada por Kelen Dornelles na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) mostrou que o tamanho da absorção do calor do sol através das paredes é influenciado principalmente pelas cores utilizadas nas paredes externas (não tirando a importância de se utilizar tons neutros na parte interna).

Segundo a pesquisa, uma fachada que utiliza a cor preta consegue absorver até 98% do calor que vem do Sol. O cinza escuro também é um grande vilão, com até 90% de capacidade de absorção. Já entre as melhores, destaque para o branco (com 20%) e o amarelo claro (28%)

É possível encontrar na Ferreira Costa alguns bons modelos que podem ajudar trazer economia. Uma delas é a Tinta PVA Fosco Premium, da Suvinil , que se encontra com preço acessível e é capaz de trazer a tão sonhada economia de luz ao seu cliente. Além disso, um galão de 3,6 litros rende bastante e ela tem como ponto positivo o fato de não deixar cheiro (ideal para aquele cliente alérgico ao cheiro forte de alguns tipos de tinta).

Temos também a Tinta Acrílica Fosco Premium, da Iquine. Além de trazer elegância ao ambiente, ela tem a característica de ser super lavável e de possuir uma película anti-sujeira. Componentes ideias para aquele cliente que deseja alterar a cor de determinado cômodo a curto prazo.

Atenção com as texturas

Os detalhes fazem toda a diferença quando o assunto são as tintas. Até porque existem diferentes taxas de absorção em tintas de mesma cor, com uma fosca e uma brilhante, por exemplo. Ao contrário do que muita gente imagina, a fosca reflete mais a luz que a brilhante.

Analisando tudo isso, é fácil perceber os reflexos de ações mais sustentáveis como essas que podem ser sentidas no bolso do cliente e na satisfação com o profissional que idealizou. Um bom profissional é aquele que ajuda o cliente a economizar na escolha dos materiais, dando sugestões que não pesam no seu bolso.

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem trabalha com reforma ou construção civil está sempre atento às mudanças de mercado. Por isso, desde 2005, a Ferreira Costa criou o clube do profissional, para capacitar os profissionais sobre as atividades tendências através de cursos e oficinas gratuitos.

Copyright © 1884-2020  ·  Ferreira Costa LTDA CNPJ n.º 10.230.480/0019-60  ·  Av. Mal. Mascarenhas De Morais, nº 2629/2967  ·  Imbiribeira, Recife, PE, CEP 51150-090