Como proteger a casa de infiltrações no inverno

Os meses de maio a julho costumam ser os mais chuvosos em algumas regiões do Brasil (incluindo o Nordeste). E o período chuvoso costuma sempre trazer muitas preocupações devido a inúmeros transtornos, como goteiras e infiltrações, podendo chegar até mesmo a desabamentos. Sabendo que todo cuidado é pouco quando o assunto é infiltração, separamos algumas dicas para evitar futuros problemas.

  1. Manutenção periódica do telhado

O telhado é o “termômetro” do imóvel, caso ele esteja com alguma infiltração. O ideal é mantê-lo sempre em ótimas condições, encaixadas de forma correta umas nas outras (evitando, assim, qualquer ponto de abertura) e, claro, sem rachaduras ou fissuras. Além disso, caso tenha alguma entrada de luz no telhado, pode ter a certeza que entrará água naquela brecha em dias chuvosos.

  1. As calhas necessitam de atenção

Com a função exclusiva de realizar o escoamento da água que cai no telhado, as calhas também precisam ter atenção para não ter problemas futuros. Como a água da calha desce em direção ao sistema de drenagem existente nas ruas, é necessário que a estrutura esteja extremamente limpa e sem qualquer tipo de obstrução. É importante, inclusive, ter sempre a opinião de um especialista caso a calha não esteja no tamanho ideal.

  1. Indique um sistema de impermeabilização e de drenagem

Uma residência que contenha pisos e paredes com materiais impermeabilizantes é mais resistente contra as chuvas. Atualmente existem vários produtos, como manta, revestimento cerâmico, tinta, entre outros tipos. Além disso, se for possível, instale um sistema de drenagem da água da chuva. Mas atenção: os dois serviços devem ser feitos por um profissional capacitado para ter melhores resultados.

  1. Inicie os serviços antes das chuvas

O maior erro existente para as pessoas é pensar em sistemas de impermeabilização quando aquela infiltração aparece. Caso ela (ou outros problemas, como mofo, por exemplo) já tenha aparecido, precaução nunca é demais. Com isso, você evita transtornos no imóvel com o máximo de antecedência possível.

Não espere o período chuvoso chegar de fato para começar a planejar a manutenção. Proteja o imóvel de eventuais infiltrações que possam ocorrer.

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem trabalha com reforma ou construção civil está sempre atento às mudanças de mercado. Por isso, desde 2005, a Ferreira Costa criou o clube do profissional, para capacitar os profissionais sobre as atividades tendências através de cursos e oficinas gratuitos.

Copyright © 1884-2020  ·  Ferreira Costa LTDA CNPJ n.º 10.230.480/0019-60  ·  Av. Mal. Mascarenhas De Morais, nº 2629/2967  ·  Imbiribeira, Recife, PE, CEP 51150-090