
Dez tipos de ferramentas que podem otimizar uma obra
O profissionalismo de um trabalhador pode ser medido através das ferramentas e dos equipamentos que ele possui. Com os materiais corretos, é possível ver a obra ser otimizada, sendo concluída até com mais agilidade que o esperado. Portanto, anote esses 10 equipamentos considerados fundamentais.
- Andaime
Normalmente são usados para serviços em lugares mais altos, como paredes, telhados, janelas, entre outros. Por isso, é importante que os profissionais utilizem Equipamentos de Proteção Individual (EPI) quando utilizarem este tipo de acessório.
- Bomba d’água
Utilizada para fazer a movimentação da água limpa que fica no canteiro ou para drenar os locais escavados na obra. As bombas mais comuns que são utilizadas nas obras são as do tipo submersa (aquelas que ficam mergulhadas na água).
Toda obra precisa contar com um kit de chave de aperto de várias medidas diferentes. Os tipos existentes são: chave de fenda, estrela, philips, entre outros modelos. Para durar mais tempo, as chaves precisam ser usadas para a finalidade que foram destinadas (e não para uso como martelo).
- Alicate
Ferramentas usadas para serviços como cortar, prender peças, fios, arames e outros materiais. É possível encontrar vários tipos de alicate, como a universal, de pressão, torquês, de bico, etc.
Usada principalmente para dar acabamento a algo, lixar ou esmerilhar, a ferramenta pode fazer a obra ganhar tempo, otimizando o serviço.
- Lixadeira
Como o nome sugere, também são usadas para lixar e dar acabamento a vários tipos de superfícies, como concreto, massa corrida, madeira, etc. Os tipos existentes também são variados: existe a orbital, de palma, angular, etc.
- Furadeira
De tamanhos e modelos diversos, a furadeira acompanha praticamente todo o dia a dia dos trabalhadores de construção. Ela geralmente vem acompanhada de brocas de diferentes tamanhos, que são usadas de acordo com o material. Em obra, o tipo de furadeira mais usada é a de impacto (utilizada principalmente em concreto).
- Trena
Também com tamanhos e modelos diferentes, a trena está presente em todas as obras possíveis. Seja no formato clássico ou no mais moderno – que utiliza laser -, ela possibilita medir o local desejado com muita praticidade.
- Parafusadeira
Criada para, como o nome sugere, apertar os parafusos e dar mais praticidade para o trabalhador. Existem, geralmente, dois tipos de parafusadeira em obras: pneumáticas ou elétricas. No entanto, também existem modelos com baterias.
- Martelo/Martelete
Outro item indispensável é o martelo/martelete. Já é possível encontrar nas obras o modelo elétrico ou pneumático, que faz com que o usuário tenha o mínimo esforço. Outros modelos mais comuns são: martelete perfurador, rompedor e o martelo demolidor.
Quando for fazer uma obra, opte sempre pelos produtos que trazem conforto, segurança e, acima de tudo, economia para o seu bolso. Para encontrar todos esses tipos, é só ir a uma loja da Ferreira Costa ou através do nosso site para garantir o seu produto e poder ter praticidade na hora de realizar o serviço. Seu bolso agradece.
Gostei muito das dicas. Tenho 8 das 10 ferramentas.
Eu amo minhas ferramentas,
E não gosto de emprestar.