Instalações hidráulicas na obra: saiba quais materiais você precisa e como usá-los

Com certeza uma das partes mais importantes de todas as obras são as instalações hidráulicas. Como elas estão ligadas ao abastecimento do imóvel, é fundamental que o profissional tenha muito conhecimento na área para não gerar futuros problemas. Além disso, todo profissional precisa saber quais serão os materiais utilizados no serviço e como usá-los para não ter problemas de vazamento, por exemplo.

Os produtos que não podem faltar em uma obra são:

Tubos de PVC para água fria

Usado para ser um componente de um sistema hidráulico formado por tubos e conexões, esse material leva água a temperatura ambiente até o ponto de utilização, com o objetivo de atender às demandas do imóvel.

Tubos de PVC para esgoto

Como o nome sugere, tem como função levar o esgoto sanitário ao local apropriado. Geralmente eles são colocados no piso para que haja conexão com os ralos, pias, tanques e descarga.

Joelho 90 graus para esgoto

O joelho é um tipo de conexão que serve para vários serviços: seja para o escoamento da água proveniente dos aparelhos sanitários, para conduzir a água da chuva ou para instalações mais simples em prédios, como esgoto ou ventilação. Eles podem ser usados em qualquer tipo de obra (comercial, residencial, industrial, entre outros) e são colocados na vertical ou na horizontal.

Tê Esgoto

Com um formato de um “T”, é um tipo de conexão que tem mais resistência. É utilizado para lugares com risco de impacto ou de intenso tráfego de pessoas (como nas áreas externas do imóvel). Também servem para escoar esgoto sanitário, água de chuva, além de ventilação.

Joelho 90 graus soldável com bucha de latão

Muito prático, ele pode ser utilizado em vários lugares, como torneiras, acoplamentos de registro, válvulas, hidrômetros e chuveiros. A vantagem dele é que ele é produzido com PVC de bucha de latão, o que o torna leve, resistente a produtos químicos corrosivos e tem alta durabilidade.

Luva

Usadas geralmente para corrigir pequenos vazamentos ou em juntas que estão mal executadas. Elas utilizam anéis de borracha para vedação nas duas extremidades ao invés de adesivo ou rosca, o que facilita muito a aplicação.

Registro de Esfera

Responsável pela abertura ou fechamento do fluxo de água para os pontos de distribuição espalhados pelo imóvel. É um material muito importante porque permite conter a água em momentos que precisem de uma manutenção.

Caixa sifonada

Serve exclusivamente para receber os dejetos que chegam dos sistemas de esgoto. Além disso, ela escoa a água pela tubulação e impede, assim, que os gases voltem para o imóvel. Pode ser usada em banheiro, cozinha e áreas de serviço.

Multissifão (Tubo Extensível)

Serve para interligar algum ponto ao sistema de esgoto. Ideal para lugares com pouco espaço, como apartamentos. A facilidade na hora de instalar — inclusive sem o uso de ferramentas — é um ponto positivo.

Colocamos acima os principais materiais, pois ainda há muitos outros materiais para o sistema hidráulico. Por isso, é importante saber para que serve cada material e os seus respectivos tamanhos para evitar problemas futuros, como atrasos na obra do cliente, por exemplo.

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quem trabalha com reforma ou construção civil está sempre atento às mudanças de mercado. Por isso, desde 2005, a Ferreira Costa criou o clube do profissional, para capacitar os profissionais sobre as atividades tendências através de cursos e oficinas gratuitos.

Copyright © 1884-2020  ·  Ferreira Costa LTDA CNPJ n.º 10.230.480/0019-60  ·  Av. Mal. Mascarenhas De Morais, nº 2629/2967  ·  Imbiribeira, Recife, PE, CEP 51150-090