Dicas para tornar uma casa mais sustentável e gerar economia nos gastos

Mais do que nunca, a palavra de ordem nas obras é “economia”. No entanto, tem mais uma que pode ser incluída facilmente: sustentabilidade. Considerado no Brasil apenas na década de 1990, o conceito de sustentabilidade tem sido

cada vez mais aplicado no país. Uma casa sustentável nada mais é do que aquele lar que reduz os danos ao meio ambiente, podendo, assim, permitir que os moradores usufruam dos recursos naturais da casa e economizar gastos com energia, gás e água, por exemplo. Para tornar a casa mais sustentável, atenção às seguintes dicas:

 

– Pense em instalar painéis para usar a energia solar

Os painéis fotovoltaicos são usados para captação dos raios solares e a conversão deles em energia elétrica. É preferível usar energia solar porque a eletricidade, por si só, não gera tantos benefícios ao meio ambiente. Estudos mostram que uma casa que utiliza painéis fotovoltaicos economiza até 80% na conta. Sem contar na ajuda ao meio ambiente.

 

– Priorize a abertura de janelas

Além dos painéis, um recurso que ajuda é a abertura de novas janelas na casa. Elas devem estar posicionadas em locais onde a luz do sol pode ser aproveitada o máximo de tempo possível. Isso faz com que não seja necessário ligar as lâmpadas durante a manhã e a tarde. Sem contar que as janelas grandes ajudam na ventilação da casa, impedindo o uso de ventiladores ou ar-condicionado.

 

– Economize água

A água é um bem preciosíssimo e, como todos sabem, carente de economia. Por isso, economize ao máximo o seu consumo. Um bom início seria a coleta de água da chuva através de calhas, cisternas e tanques. Essa água poderia ser utilizada para lavar o jardim, a calçada ou até na descarga do vaso sanitário. Falando em vaso, faça preferência por vasos de acionamento duplo. Os que possuem um tipo só de descarga usam a mesma quantidade de litros de água para dejetos líquidos e para os sólidos, resultando, assim, em desperdício. Os que possuem acionamento duplo contam com dois botões: um

para a descarga de três litros (usado para dejetos líquidos) e o outro de seis (para os sólidos).

Além disso, instalar aeradores nas torneiras economiza consideravelmente a água. O aerador faz com que a água saia em pequenos furos (como um chuveiro), distribuindo melhor a água e resultando em economia cada vez que é acionada.

 

– Invista em lâmpadas de LED

Elas economizam mais energia elétrica em relação às outras. Além disso, ela tem uma durabilidade que impressiona: enquanto as de LED têm de 25 mil a 40 mil horas de duração, as comuns duram de mil a 7 mil horas.

Seguindo essas dicas, sua casa será muito mais sustentável, contribuindo, assim, com o meio-ambiente.

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem trabalha com reforma ou construção civil está sempre atento às mudanças de mercado. Por isso, desde 2005, a Ferreira Costa criou o clube do profissional, para capacitar os profissionais sobre as atividades tendências através de cursos e oficinas gratuitos.

Copyright © 1884-2020  ·  Ferreira Costa LTDA CNPJ n.º 10.230.480/0019-60  ·  Av. Mal. Mascarenhas De Morais, nº 2629/2967  ·  Imbiribeira, Recife, PE, CEP 51150-090