Manutenção preventiva: o que é, qual a importância e como fazer

É comum que com o passar do tempo as instalações elétricas se desgastem. Por isso, é importante fazer inspeção e tomar alguns cuidados que podem impedir defeitos nos sistemas. O trabalho da manutenção preventiva é justamente identificar falhas na rede elétrica antes que elas se tornem problemas. Essa manutenção é importante em residências, mas é ainda mais necessária em empresas e condomínios, onde há grande circulação de pessoas.

Diferente da manutenção corretiva, quando já existe o defeito, a manutenção preventiva busca se adiantar: observar potenciais defeitos, substituir equipamentos antes que quebrem, fazer uma boa limpeza e reaperto de conexões. É preciso dizer que não só as instalações e fiações antigas podem colocar moradores em perigo, mas também as novas. Cada estabelecimento vai determinar a frequência em que será feita a visita técnica, de acordo com o tamanho do prédio, mas a boa notícia para os profissionais eletricistas é que geralmente este é um dos serviços mais procurados no ramo.

A prevenção bem feita reduz custos para os proprietários; minimiza chances de perda de equipamentos e aparelhos; economiza energia – uma vez que os equipamentos funcionando de forma correta não há sobrecargas; e, principalmente, garante mais segurança e conforto para moradores e funcionários.

Related Articles

Responses

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem trabalha com reforma ou construção civil está sempre atento às mudanças de mercado. Por isso, desde 2005, a Ferreira Costa criou o clube do profissional, para capacitar os profissionais sobre as atividades tendências através de cursos e oficinas gratuitos.

Copyright © 1884-2020  ·  Ferreira Costa LTDA CNPJ n.º 10.230.480/0019-60  ·  Av. Mal. Mascarenhas De Morais, nº 2629/2967  ·  Imbiribeira, Recife, PE, CEP 51150-090